AULA 12

AULA 12- 18/05/2021


SUMÁRIO:

- Continuação do trabalho em 3D Studio Max: luz, materiais e vídeo.


    Nesta penúltima aula continuámos o trabalho em 3DS acerca da renderização do apartamento de teste. Revimos questões de materiais (atribúimos uma materiliadade - alvenaria de tijolo - a uma das paredes da sala e percebemos os efeitos luminos e cromáticos que um material tem na ambiência do espaço) e imagens HDRI para efeitos de iluminaçáo e fundo de paisagem e abordámos a iluminação interior e os pontos de luz nos tetos interiores assim como as questões do vídeo e do "percurso/passeio" pelo objeto.


    Algumas notas a reter desta aula:

- A Exposure (exposição) é das definições mais importantes na configuração da iluminação e quanto mais alto o seu valor, menor claridade existirá;








- Para aplicar texturas: se os planos forem ortogonais colocamos "box" em UVW Map;

- Para criar um vídeo: primeiro que tudo definir em  - "time configurations" a quantidade de frames (imagens) por unidade de tempo (segundos) - NTSC = 29.97fps; Film = 24fps; De seguida criar um percurso e um target em +line - smooth -  bezier. Desenhado o percurso falta criar uma câmara em Animation - Walkthrough assistant - target / free camera (pelos olhos) e atribuir tanto o percurso como target já existentes a essa mesma câmara. Depois, em Render Setup definir o "Active Time Segment". Se quisermos renderizar um vídeo, algo bastante demorado, de maneira mais rápida podemos definir o Scanline Renderer em vez do Arnold.








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