AULA 09

  AULA 09- 27/04/2021


SUMÁRIO:

- Iniciação ao 3D Studio Max

    Nesta aula começámos a trabalhar com o 3D Studio Max. Previamente modelámos tridimensionalmente e concluímos o Apartamento de Teste em Autocad e agora iniciámos a renderização desse mesmo objeto.

    O 3D Studio Max é um programa complexo e rico em termos de capacidades e artifícios capazes de gerar uma imagem aproximada da realidade, uma imaginação  de uma possível realidade de habitabilidade e atividade (neste caso específico). Manipulamos a Luz, a Cor, a Vista (subentenda-se o observador), a Materialidade, entre outros aspetos. Todas estas matérias combinadas constroem um "render", isto é, um " Processamento ou criação digital de uma imagem com pormenor e definição", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

    Algumas notas a ter em conta aquando da utilização do3D S. M.:

    - Antes de importar o ficheiro dwg para o Studio Max há que garantir que está tudo corretamente desenhado e que não há conflitos entre objetos (preparar para exportar).

    - Criar um novo ficheiro dwg em que se copia o obejto tridimensional (sem as layers 2D), para o ponto 0,0,0 (COPY WITH BASEPOINT - CTRL SHIFT C).

    - Quando se trabalha no Studio Max deve-se abrir sempre as Quatro vistas (uma planimétrica, de topo, duas verticais e uma tridimensional).

    - Antes de começar a trabalhar no objeto propriamente dito, dentro do 3D Studio Max, é necessário rever uma série de prédefinições e caraterísticas, entre as quais a definição do Motor de Renderização (Arnold) e a definição do Legacy 3DS Max Map Support (permite ir buscar modelos online).

    - Ter sempre em atenção, aquando do import, em relação à verificação das unidades do dwg a ser importado, das "Autocad Primitives" e às demais notas/ caixas que aparecem.

    - Aquando da colocação da câmara de visualização dentro do objeto, para podermos ter uma vista do interior, ter em atenção ao comprimento focal (definir 24 mm) e subir a câmara em "z" para a colocarmos à altura dos olhos.

    - Ter sempre em conta a importância da organização e separação das Layers por materiais (definição prévia no ficheiro dwg) para conseguirmos trabalhar com eficácia na edição dos Materiais (Material Editor).

    - Podemos fazer uso de um banco de objetos online , Archive3D,Net, a fim de incluirmos vários objetos distintintos no produto final (por instância, desenhámos e modelámos em Autocad as envolventes verticais e horizontais e o mobiliário fixo mas não trabalhámos a parte do mobiliário não fixo e a decoração do interior. Assim sendo, podemos servir-nos de bancos de objetos online para descarregarmos e inserirmos objetos que complementem a nossa solução, como cadeiras, sofás, camas, etc.). É ainda de ter em conta que estes objetos a descarregar não devem ser ficheiros muito pesados.












Comentários