AULA 07

 AULA 07 - 13/04/2021


SUMÁRIO:

- Modelação Tridimensional do Apartamento (Conclusão).


    Nesta aula concluímos a modelação tridimensional do Apartamento de Teste. Concluímos o modelo com a representação de alguns elementos como as maçanetas das portas, as portadas exteriores, os móveis da cozinha, o armário fixo do quarto e alguns ajustes no desenho dos tetos falsos correlacionados com a volumetria das paredes previamente extrudidas.












    Voltámos a utilizar os comandos habituais que permitem e facilitam a modelação 3D. Por instância, utilizámos o REVOLVE para fazer a revolução do perfil que materializa as maçanetas, o EXTRUDE, o SPLIT (bastante útil para seccionar e dividir objetos como mais nos convier), entre outros.



REVOLVE:





EXTRUDE, SPLIT e MOVE



    Retenho algumas notas que considerei extremamente importantes. Primeiramente a noção de um rigor absoluta, a todos os níveis é claro, mas com algum ênfase particular tanto para a questão do conflito entre objetos (os objetos nunca podem estar em conflito, têm de estar corretamente desenhados e alinhados por forma a garantir que nunca há interseções indesejadas e a separação correta de todos os elementos) como para necessidade de organização dos elementos do desenho nas correpondentes Layers corretas (quanto mais organizados formos no desenho menos margem para erros teremos e seremos muito mais eficazes e eficientes no trabalho). Outra questão importante  é a da reflexão acerca dos instrumentos e equipamentos que integram o espaço arquitetónica e neste caso uma unidade habitacional. Há que pensar nos termos e grandezas espaciais que os mesmos ocupam, há que pensar acerca da vivência humana e sobre aquilo que é mais ou menos funcional e adequado. Penso que a Arquitetura tem um papel fundamental e é um instrumento fortíssimo no sentido em que dita muitos dos hábitos e vivências do quotidiano exatamente por esta questão do dimensionamento e da localização dos objectos e dos limites físicos que enquadram o habitar. Neste sentido há que ter sempre em conta os demais campos que integram a equação do espaço arquitetónico, isto é, a Luz Natural e os compartimentos que dela necessitam diretamente, a Ventilaçáo Natural, as Atividades, as Materialidades, o já referido Design dos equipamentos e Utensílios, entre outros domínios. Por fim, uma última nota acerca da importância definição da quantidade de ISOLINES, SURFTAB1 e SURFTAB2 a fim de definir  o grau de definição dos objetos modelados (quanto mais forem mais linhas terão e consequentemente mais bem definidos estarão.



Comentários