AULA 10

   AULA 10 - 04/05/2021


SUMÁRIO:

- Continuação do trabalho em 3D Studio Max: mobiliário, câmaras, iluminação, renderização.



    Nesta décima aula continuámos a aprendizagem e o trabalho em 3DS sobre o Apartamento de Teste previamente modelado tridimensionalmente  em Autocad.

    Começámos pela continução da colocaçãp do mobiliário interior o qual fomos descarregando da ARCHIVE3DNET (atenção sempre ao tamanho dos ficheiros que descarregamos- devem ser o menos pesados possível)

(Nota: para copiar e colar elementos (por exemplo, fazer cópias de cadeiras): Tools - Clone - instance/ copy).

    Para escolher a iluminação começamos por definir em "Light" a "Arnold Light". Feita esta primeira definição escolhemos uma "skydome" (type - skydome - format - latlong - modify - portal mode - interior only). Esta "skydome" produz uma iluminação que se assemelha ao So, isto é, uma fonte de luz que ilumina de maneira difusa e geral.

    Definimos também outros tipos de luzes, "quad". Estas, de formato quadrado, colocámos em cada um dos vãos e provoca uma iluminação mais focada e direta a partir das aberturas definidas.


    Por último, descarregámos uma imagem HDRI a partir de uma página online, HDRI Haven. Estes HDRI são imagens 360º que simulam um ambiente exterior (4K). Por instância,  podemos descarregar uma iimagem que represente um abiente mais natural ou mais veranil,...  (para tal é necessário cria, no material editor, um bitmap - inserir "environment" - mapping "spherical environment".
















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