AULA 03


 AULA 03 - 09/03/2021


SUMÁRIO:

    - Continuação da exploração do Autocad 3D; revisão do desenho 2D;

    - UCS: eixos e sistemas de coordenadas;

    - Desenho e modelação de um sólido platónico (tetraedro);

    - Modelação Tridimensional do Edifício Niteroi de Oscar Niemeyer.


    Nesta aula continuámos com o desenvolvimento e aprendizagem do desenho 3D em Autocad. Primeiramente, com a continução da explicação acerca do comando UCS (UCS - 3P) e das suas valências para um dominío do desenho e do modelo tridimensional em todas as suas faces (mudamos os eixos e concretamente o eixo Z para a posição que mais nos convier pois desenhamps sempre bidimensionalenteno plano xy).



 De seguida, desenhámos um tetraedro, um sólido platónico de 4 faces idênticas (triângulo equiláteros). Com este modelo foram introduzidos novos comandos como o 3F (para a criação de faces planas - atenação que planos não têm matéria pois não têm espessura), o ALIGN, o ROTATE - Reference e o ARRAY - Polar - Item. Assim, sendo, construímos o sólido platónico. 







    Posto isto, desenhámos, na segunda parte da aula, um modelo do edifício "Niteroi" de Oscar Niemeyer, no Rio-de-Janeiro. Começámos por introduzir uma imagem (digitalização de um corte do edifício) a partir do comando IMAGE ATTACH, escalámos a imagem para uma aproximação à medida real e copiámos perimetralmente metade da secção do edifício (metade pois o edifício é simétrico e utilizando polylines para garantir que as linhas desenhadas estavam bidimensionais e no plano xy).




    Servimo-nos de alguns novos comandos até para nos orientarmos em termos de altimetria e distâncias de um componente ao outro dentro do próprio corte (X-LINE - vertical e horizontal). Tendo meia secção copiada utilizámos novo comandos que construíram o sólido: PEDIT (para editar polylines); SURFTAB 1 (criar uma mesh, ou seja, uma superfície a paritr do vazio que as polylines conformavam); ISOLINES (para definir a quantidade de linhas de visualizaçáo, sendo que quantas mais forem mais definido estará o objeto) e o comando REVOLVE (rodar um perfil em torno de um eixo - como o edifício é circular conseguimos extrapolar uma rotação completa de apenas meia secção, como se fosse o raio da circunferência, formando assim um sólido integral. Por fim, através do comando SHADE pudemos visualizar o objeto como um conjunto de superfícies.











    É ainda de acrescentar que, aquando da explicação da definição de uma mesh e de como é possível modelar uma superfície seja de que forma for, a Professor introduziu o conceito de "Voronois", ou seja, as formas de base triangular a partir das quais é possível construir qualquer tipo de superfície, Este tipo de polígonos estão presentes em todas todas as superfícies até mesmo na nossa pele. 







COMANDOS (utilizados e novos que foram introduzidos):


- DDP TYPE

- 3F

- ALIGN

- ROTATE - REF

- ARRAY - POLAR - ITEM

- UCS - 3P

- IMAGE ATTACH

- CALCULATOR

- REGEN

- X-LINE - NEA

- PEDIT

- SURFTAB 1

- SURFTAB 2

- ISOLINES

- REVOLVE

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