AULA 03
AULA 03 - 09/03/2021
SUMÁRIO:
- Continuação da exploração do Autocad 3D; revisão do desenho 2D;
- UCS: eixos e sistemas de coordenadas;
- Desenho e modelação de um sólido platónico (tetraedro);
- Modelação Tridimensional do Edifício Niteroi de Oscar Niemeyer.
Nesta aula continuámos com o desenvolvimento e aprendizagem do desenho 3D em Autocad. Primeiramente, com a continução da explicação acerca do comando UCS (UCS - 3P) e das suas valências para um dominío do desenho e do modelo tridimensional em todas as suas faces (mudamos os eixos e concretamente o eixo Z para a posição que mais nos convier pois desenhamps sempre bidimensionalenteno plano xy).
De seguida, desenhámos um tetraedro, um sólido platónico de 4 faces idênticas (triângulo equiláteros). Com este modelo foram introduzidos novos comandos como o 3F (para a criação de faces planas - atenação que planos não têm matéria pois não têm espessura), o ALIGN, o ROTATE - Reference e o ARRAY - Polar - Item. Assim, sendo, construímos o sólido platónico.
Posto isto, desenhámos, na segunda parte da aula, um modelo do edifício "Niteroi" de Oscar Niemeyer, no Rio-de-Janeiro. Começámos por introduzir uma imagem (digitalização de um corte do edifício) a partir do comando IMAGE ATTACH, escalámos a imagem para uma aproximação à medida real e copiámos perimetralmente metade da secção do edifício (metade pois o edifício é simétrico e utilizando polylines para garantir que as linhas desenhadas estavam bidimensionais e no plano xy).
Servimo-nos de alguns novos comandos até para nos orientarmos em termos de altimetria e distâncias de um componente ao outro dentro do próprio corte (X-LINE - vertical e horizontal). Tendo meia secção copiada utilizámos novo comandos que construíram o sólido: PEDIT (para editar polylines); SURFTAB 1 (criar uma mesh, ou seja, uma superfície a paritr do vazio que as polylines conformavam); ISOLINES (para definir a quantidade de linhas de visualizaçáo, sendo que quantas mais forem mais definido estará o objeto) e o comando REVOLVE (rodar um perfil em torno de um eixo - como o edifício é circular conseguimos extrapolar uma rotação completa de apenas meia secção, como se fosse o raio da circunferência, formando assim um sólido integral. Por fim, através do comando SHADE pudemos visualizar o objeto como um conjunto de superfícies.
- DDP TYPE
- 3F
- ALIGN
- ROTATE - REF
- ARRAY - POLAR - ITEM
- UCS - 3P
- IMAGE ATTACH
- CALCULATOR
- REGEN
- X-LINE - NEA
- PEDIT
- SURFTAB 1
- SURFTAB 2
- ISOLINES
Comentários
Enviar um comentário