AULA 04
AULA 04 - 16/03/2021
SUMÁRIO:
- Modelação de um terreno: criação de superfícies a partir de polylines com diferentes cotas altimétricas; comandos para criação de superfícies; como desenhar uma estrada, um plano contínuo numa superfície irregular;
- "A quadratura do círculo" - 3 pontos definem um plano.
Nesta quarta aula aprendemos a modelar uma superfície como um eventual terreno acerca de uma qualquer intervenção. Aprendemos as ferramentas (comandos) e os métodos a seguir no Autocad. Contudo, aprendemos sobretudo a perceber como funcionam as curvas de nível em termos altimétricos e planimétricos. Qual o raciocínio? Como proceder para desenhar, por instância, uma estrada com uma inclinação homogénea, diferente da natural do terreno?
Começámos com um teste utilizando o terreno relativo à intervenção da cadeira de Projeto e Urbanismo. Um terreno bastante extenso, sem grande viabilidade de ser trabalhado por inteiro, exatamente pela imensa dimensão. Primeiro que tudo, é necessário unir as Polylines de modo a criar curvas de nível contínuas (PEDIT - Multiple - Join). De seguida, temos de dividir cada curva de nível em determinada quantidade de pontos com as respetivas informações altimétricas (MEASURE) - isto porque utilizámos uma rotina de autolisp, DTM, que facilita e automatiza a criação de uma superfície apenas através da seleção de pontos no espaço (até 2000 pontos e após Download do ficheiro e APPLOAD).
A utilização desta referida rotina simplifica em muito o trabalho e resume um processo de triangulação a partir dos pontos nas Polylines. É uma automatizaçáo do comando 3F que a partir de 3 'pontos cria uma superfície (porque 3 pontos definem um plano).
Após a experiência com esta rotina aprendemos novos comandos que permitem a criação de superfícies através de Polylines (LOFT e RULESURF) e a desenhar uma estrada, no fundo, um plano de inclinação constante ao qual o terreno pré-existente se tem de adaptar através da criação de taludes, sejam eles aterros ou desaterros.
O comando LOFT (a vermelho), ao invés do RULESURF (a azul), cria uma superfícia bastante mais "boleada" e quantas mais forem mais as linhas que a definem mais suave será (SURFTAB1 - definir quantidade de isolinhas). Contudo, o LOFT não funciona com superfícies muito extensas e é mais complexo que o RULESURF.
Por fim, fizemos também uma experiência de modelação de um possível edifício utilizando exatamente o comando LOFT para criar a "pele", a forma. Para sólidos mais complexos, "torcidos", boleados, deformados, ..., a utilização deste comando é bastante útil, juntamente com tantos outros, que permitem elevar uma forma não ordinária e percebê-la nas suas múltiplas facetas, dimensões e secções.
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