AULA 08

 AULA 08- 20/04/2021


SUMÁRIO:

- Introdução à rotina de Autolisp.


    Esta foi a aula dedicada à linguagem de Autolisp. Abordámos genericamente como funciona, o que permite fazer e como a utilizar a nosso favor. 

    O Autolisp é uma derivação do LISP para Autocad, quer isto dizer, é um dialeto do LISP e utiliza os comandos do Autocad para criar rotinas, algoritmos. É uma linguagem funcional, ou seja, cria funções, programa procedimentos e orienta objetos.

    A "rotina" (linguagem codificada) é escrita, por instância, no Notepad ou num programa semelhante e é gravada com a terminologia ".lsp". Para a introduzirmos no Autocad carregamos o texto integral para a linha de comandos ou então fazemos APPLOAD e carregamos o ficheiro .lsp. Contudo, as rotinas introduzidas não ficam memorizadas no Autocad (sempre que abrimos um ficheiro novo é preciso reinseri-las).

    Começámos por desenhar tridimensionalmente uma cadeira, como habitualmente faríamos: desenhámos volumes (comando BOX) - os pés, o assento e o encosto. De seguida, a Professora forneceu um exemplo de rotina que programava exatamente o desenho de uma cadeira. Assim, introduzimo-la no Autocad e o resultado foi a possibilidade de criar automaticamente uma qualquer cadeira, onde bem desejássemos com as dimensões do banco, dos pés, das costas, das alturas e espessuras dos mesmos, como preferíssemos (esta rotina tinha estas variáveis que o utilizador podia controlar). As rotinas de Autolisp facilitam em muito o trabalho pois automatizam uma série de processos. É portanto uma ferramenta poderosa que devemos dominar pois certamente facilitará o processo de trabalho e o desenvolvimento do desenho







Comentários